Atualizado em 02/10/19 08:55.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

A Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí está localizada na região Sudoeste do Estado de Goiás, com sede na cidade de Jataí, município o qual tem sua economia pautada no agronegócio e destaca-se como um dos principais produtores de grãos do país. Neste contexto, surgiu o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí, que data de 2006, e que tem como principal objetivo a qualificação de profissionais, em nível de mestrado, preparados para atuar com atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Ciências Agrárias em níveis regional, nacional e internacional.

O Programa é gerenciado por uma Comissão Coordenadora. O regime didático-acadêmico do Programa segue as diretrizes e normas constantes de seu Regimento Interno e do Regimento Geral da Pós-Graduação da UFG. Atualmente, o Programa conta com 15 professores, 2 pós-doutorandos e 7 técnicos administrativos e de laboratório que dão o suporte necessário às várias atividades acadêmico-científicas.

Área de Concentração: Produção Vegetal

Linhas de Pesquisa:

1- Fitotecnia - Capacitar o profissional na condução de pesquisa e aprofundar o desenvolvimento de sistemas de produção das grandes culturas, forragens e frutíferas em áreas de cerrado. Abordar sistemas fisiológicos e genéticos associados aos fatores bióticos e abióticos visando o introdução e/ou desenvolvimento de cultivares que apresenta melhor performance na região dos Cerrados. Avaliar a eficiência nos sistemas de manejo e controle de pragas, doenças e matocompetição na produção agrícola.

2- Genética e Melhoramento Vegetal - Capacitar profissionais em pesquisas voltadas para a conservação de recursos genéticos e aplicação da Genética e de métodos de melhoramento genético, para o desenvolvimento de novas estratégias de melhoramento genético, e para a descoberta e uso de genes de importância econômica, visando à obtenção de cultivares e híbridos.

3- Solos e Nutrição de Plantas - Capacitar, treinar, aperfeiçoar e formar profissional no uso e manejo adequado do solo, em práticas laboratoriais, desde analíticas até a recomendação de corretivos e adubação, capazes de entendimento dos processos químicos, físicos e biológicios do solo.