Sueli Maria da Silva

REFERÊNCIA: Silva, Sueli Maria da S586a Atividade de enzima redutase do nitrato em milho cultivado sob diferentes níveis de nitrogênio e potássio / Sueli Maria da Silva. – 2009. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Goiás,
Campus Jataí, 2009
AUTOR: Sueli Maria da Silva
TÍTULO: ATIVIDADE DA ENZIMA REDUTASE DO NITRATO EM MILHO CULTIVADO SOB DIFERENTES NÍVEIS DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Samuel Mariano Gislon da Silva, Co - Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
DATA DE APROVAÇÃO: 17/06/2009

O milho, em função de seu uso na alimentação humana e animal, e de um elevado potencial produtivo, constitui-se num dos mais importantes cereais cultivados e comercializados no mundo. No entanto, para altas produtividades é necessário o suprimento de nutrientes em adequada proporção. O nitrogênio e o potássio são os nutrientes absorvidos em maior proporção, com inúmeras funções nas atividades fisiológicas da cultura. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o efeito das diferentes doses de potássio e nitrogênio na atividade da enzima redutase do nitrato na cultura de milho em casa de vegetação. Foram utilizadas cinco doses de nitrogênio (0; 50; 100; 150 e 200 kg ha-1) e cinco doses de potássio (0; 40; 80; 120 e 160 kg ha-1). A atividade da enzima foi estimada “in vivo” após as plantas atingirem quatro folhas totalmente desdobradas. Utilizou - se o método que se baseia no princípio de que a quantidade de nitrito liberada por fragmentos de tecidos vivos num tampão na presença de uma agente permanente e do substrato, reflete a atividade potencial da enzima. A atividade da enzima nitrato redutase sofreu influência significativa da interação das doses de nitrogênio e potássio, onde a interação N = 100 kg ha-1 e k = 40 kg ha-1 proporcionou as melhores médias do experimento. A partir dessa dose, o aumento no fornecimento tanto de nitrogênio quanto de potássio promoveu redução da atividade enzimática.