original_original_UFG_ufg

Atualizado em 10/06/16 15:52.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA– PPGA/CAMPUS JATAÍ

Histórico

Em 19 de setembro de 2005 o Comitê Técnico Científico da CAPES (oficio n.º 428/2005/CTC/CAPES) recomendou o inicio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia nível Mestrado, atribuindo-lhe nota 3. Internamente na Universidade, o curso foi criado pela resolução 025/2005 do Conselho Universitário da UFG, sendo regulamentado, inicialmente pela Resolução CEPEC/UFG n.º 759, seguindo os termos da Resolução 572 CEPEC/UFG que estabelece o regulamento geral no âmbito da pós-graduação da UFG.

Possui sede própria na Regional Jataí, tendo uma estrutura que foi construída com recursos de projeto aprovado no FINEP, através de edital de infra-estrutura destinado aos novos Campi, em 2006. Essa estrutura é composta de um auditório, duas salas de aula, uma sala de coordenação, uma secretaria, sala de professor visitante, sala de estudos e computação e sala de reunião.

A primeira turma, que ingressou em 2006, teve as primeiras defesas de dissertações no início de 2008.

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) tem como objetivo geral a formação de profissionais altamente qualificados, para atuarem na pesquisa, no ensino superior e na geração de conhecimentos, que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico em níveis regional, nacional e internacional.

O Programa destina-se a profissionais das áreas de Ciências Agrárias e afins, diplomados por Instituições nacionais reconhecidas ou em Instituições estrangeiras equivalentes. Tem como objetivos específicos:

• Formação de docentes para atuarem no ensino superior;
  • Formação de pesquisadores capacitados para atuarem em pesquisa científica e tecnológica em instituições públicas e privadas;
  • Geração de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento da ciência e da inovação, em todos os níveis;
  • Geração e adaptação de tecnologias que contribuam para o desenvolvimento regional e nacional;
  • Melhoria do ensino de graduação por meio do desenvolvimento de atividades integradas com a pós-graduação.