Patrícia Aparecida de Carvalho Felisberto

REFERÊNCIA: Felisberto, Patrícia Aparecida de Carvalho Efeito de subdoses de maturadores de cana-de-açúcar na cultura do milho [manuscrito] / Patrícia Aparecida de Carvalho Felisberto. - 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí , Jataí, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Jataí, 2015.
AUTOR: Patrícia Aparecida de Carvalho Felisberto
TÍTULO: EFEITO DE SUBDOSES DE MATURADORES DE CANADE-AÇÚCAR NA CULTURA DO MILHO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo César Timossi
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: FITOTECNIA
DATA DE APROVAÇÃO: 23/02/2015

Na aplicação aérea de maturadores de cana-de-açúcar, a pulverização deve atingir o seu alvo sem que ocorra deriva, evitando a contaminação de culturas circunvizinhas. Objetivou-se com a pesquisa avaliar o efeito de subdoses de maturadores de cana-de-açúcar na cultura do milho quando aplicadas em estádios de desenvolvimento V4 e V8. Foram instalados três ensaios na Fazenda da Universidade Federal de Goiás, UFG, Regional Jataí. Cada parcela continha 10 linhas do híbrido de milho SYN 7G17. Cada ensaio foi constituído de oito tratamentos estabelecidos em delineamento com blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 4 mais um tratamento controle (sem aplicação de maturador), com quatro repetições. O primeiro fator corresponde a aplicação nos estádios V4 e V8 da cultura do milho e o segundo fator às subdoses de 3; 6; 9 e 12% de 475,2 g i.a. ha-1 de ethephon (Ensaio I), 216,0 g e.a. ha-1 de glyphosate (Ensaio II) e 15,0 g i.a. ha-1 de sulfometuron methyl (Ensaio III). Aos 20 e aos 36 dias após a semeadura, quando as plantas de milho se encontravam em V4 e V8, respectivamente, foram realizadas as aplicações dos maturadores. Os efeitos de fitotoxicidade foram perceptíveis em ambos os estádios aos 7, 14, 21, 28 e 42 dias após a aplicação apenas para o Ensaio III. Para glyphosate, o comprimento e diâmetro de espigas foram afetados para ambos os estádios. A cultura do milho é sensível a subdoses a partir de 0,45 g i.a. ha-1 de sulfometuron methyl em estádios de desenvolvimento V4 e V8. A produtividade de grãos foi menor apenas para as plantas submetidas às subdoses de sulfometuron methyl, com menos efeito quando a deriva ocorre no estádio de desenvolvimento V8 em comparação ao estádio V4.