Jorge Luís Sousa Ferreira

REFERÊNCIA: Ferreira, Jorge Luís Sousa Cobertura vegetal, Teor de óleo e Produtividade de linhagens interespecíficas de amendoim no Sudoeste de Goiás [manuscrito] / Jorge Luís Sousa Ferreira. - 2015. Dissertação (Mestrado)  -Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Jataí, 2015.
AUTOR: Jorge Luís Sousa Ferreira
TÍTULO: COBERTURA VEGETAL, TEOR DE ÓLEO E PRODUTIVIDADE DE LINHAGENS INTERESPECÍFICAS DE AMENDOIM NO SUDOESTE DE GOIÁS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Hildeu Ferreira da Assunção
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: FITOTECNIA
DATA DE APROVAÇÃO: 26/10/2015

O amendoim é uma planta originária do continente sul americano, apesar que indícios de espécies selvagens foram encontrados em abundâncias nas regiões Sul da Amazônia, no Brasil, ao norte da Argentina, precisamente nas regiões do Gran Chaco, entre os rios Paraná e Paraguai. Cultivado praticamente em todos os países do mundo, pois se trata de uma planta que se adapta a quase todos os tipos de clima e assim constitui-se numa das principais oleaginosas comestíveis, juntamente com a soja, o algodão e o girassol. Deve-se buscar atender as necessidades durante o ciclo da cultura, tanto as climáticas quanto as nutricionais. Contudo, a partir do início do florescimento, a cultura do amendoim apresenta elevada demanda nutricional, e para alcançar eleva das produtividades é necessário que as condições ambientais, o fornecimento de nutrientes e o manejo sejam adequados. O óleo de amendoim, juntamente com os outros óleos vegetais, vem sendo estudado para a utilização como biocombustíveis em motores diesel, seja só ou em mistura com o óleo diesel, com resultados promissores. A produção de óleo vegetal é uma oportunidade tecnológica e estratégica para o Brasil, tendo em vista que o País possui em abundância espécies vegetais de onde se extraem óleos, matérias primas necessárias para a produção deste combustível, que já tem na produção de álcool de cana-de-açúcar um excelente exemplo nesse aspecto. Objetivou se nesse contexto revisar os alguns dos principais tratos culturais feitos na cultura do amendoim.