Guilherme Filgueiras Soares

REFERÊNCIA: Soares, Guilherme Filgueiras Gesso e Fósforo na Sucessão Soja/Milho Safrinha [manuscrito] / Guilherme Filgueiras Soares. - 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Agrárias, Jataí, Programa de Pós Graduação em Agronomia, Jataí, 2016.
AUTOR: Guilherme Filgueiras Soares
TÍTULO: GESSO E FÓSFORO NA SUCESSÃO SOJA/MILHO SAFRINHA
ORIENTADOR: Prof. Dr. Antônio Paulino da Costa Netto, Co-orientador: Prof. Dr. Edésio Fialho dos Reis, Co-orientadora: Prof. Dra. Vanessa Cristina Stein
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
DATA DE APROVAÇÃO: 22/02/2016

A utilização de gesso agrícola com o objetivo de aumentar o crescimento radicular em profundidade faz-se necessário, uma vez que a calagem superficial, como se preconiza no sistema plantio direto, limita o efeito corretivo do calcário às camadas superficiais. Desta forma, o maior desenvolvimento do sistema radicular proporcionado pelo o uso do gesso agrícola, pode aumentar a eficiência de absorção de fósforo pelas plantas em função do maior volume de solo explorado. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito do gesso agrícola associado à adubação fosfatada sobre as características químicas do solo, nutrição mineral, desenvolviemento e rendimento das culturas da soja e do milho safrinha, sob semeadura direta. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, com delineamento experimental constituído de 15 tratamentos estabelecidos em blocos casualizados em esquema fatorial 5x3, com 4 repetições. O primeiro fator correspondeu a doses de gesso (0, 1, 2, 4 e 8 Mg ha-1) e o segundo fator correspondeu a doses de fósforo (0, 50 e 100% da dose recomendada para a cultura da soja). Foram avaliados na cultura da soja o índice SPAD, índice de área foliar, matéria seca, teores foliares de nutrientes, população final de plantas, número de vagens, massa de mil grãos e produtividade de grãos. Para o milho foi avaliado o índice SPAD, índice de área foliar, massa seca de plantas, altura de plantas, altura de inserção da primeira espiga, diâmetro do colmo, teores foliares de nutrientes, população final de plantas, número de espigas, comprimento médio de espiga, número de fileiras de grãos por espiga, número de grãos por espiga, massa de mil grãos e produtividade de grãos. O gesso proporciona incrementos nos teores de clorofila em plantas de soja. A aplicação de gesso proporciona aumento nos teores foliares de Ca e S e decréscimo nos teores de Mg e K nas culturas da soja e milho. O desbalanço da relação N/K nas folhas de milho, proporcionadas pelas crescentes doses de gesso, reduz a área foliar da cultura do milho. O gesso não interfere nas produtividades de soja e do milho safrinha no primeiro ano de cultivo após aplicação. Após 10 meses da aplicação o gesso aumenta os teores de P, Ca e S em todo o perfil e diminui os teores de Mg e K.