Janaína de Assis Silva

REFERÊNCIA: Silva, Janaína de Assis Interferência de plantas daninhas na cultura do milho cultivado em segunda safra com dois espaçamentos [manuscrito] / Janaína de Assis Silva. - 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Agrárias, Jataí, Programa de Pós Graduação em Agronomia, Jataí, 2017.
AUTOR: Janaína de Assis Silva
TÍTULO: INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO MILHO CULTIVADO EM SEGUNDA SAFRA COM DOIS ESPAÇAMENTOS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo César Timossi
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
DATA DE APROVAÇÃO: 14/07/2017

Objetivou-se avaliar a interferência das plantas daninhas na cultura do milho, cultivado em segunda safra com dois espaçamentos, sob sistema de plantio direto, a fim de determinar os períodos de interferência da comunidade infestante sobre a cultura. A pesquisa foi conduzida na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso em esquema de parcelas subsubdivididas com três repetições. As parcelas foram compostas pelos espaçamentos (0,45 e 0,90 m). As subparcelas pelos grupos de convivência (Com e Sem Mato) e as subsubparcelas por sete períodos de capina manual da comunidade infestante (0, 10, 20, 30, 40, 60 e 120 DAE). A comunidade infestante foi avaliada por meio da densidade e composição florística. Avaliou-se altura de plantas, altura de inserção de espiga, diâmetro de espiga, comprimento de espiga, número de fileiras de grãos por espiga, número de grãos por fileira e produtividade de grãos. Na pesquisa foi verificado que a convivência com as plantas daninhas interferiu de forma negativa a altura de inserção de espiga e o número de fileiras por espiga. O espaçamento 0,90 m proporcionou maior comprimento de espiga. Não foi possível determinar os períodos de interferência (PAI, PTPI, PCPI) para o híbrido Feroz Vip cultivado no período de segunda safra sob dois espaçamentos.