Pablo Diego Silva Cabral

Boneco

Foto

Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa-ES (EAFST) em 2001, graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2008. Mestrado em Produção Vegetal (área de Melhoramento Genético de Plantas) pela UFES em 2010. Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas na UENF em 2013, trabalhando com melhoramento genético de milho pipoca (análise dialelica, seleção recorrente, VCU e DHE). Atualmente é Professor/Pesquisador do IF Goiano, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (UFG-Jatai) e do Programa de Pós-Graduação em Bioenergia e Grãos (mestrado profissional). Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético atuando na caracterização, avaliação, divergência genética, seleção de genitores, cruzamentos direcionados e métodos de melhoramento de grandes culturas. Trabalhou com moleculares moleculares de DNA (RAPD, SCAR, SSR e ISSR) e análises estatísticas uni e multivariadas (Softwares GENES, R e SAS). (Texto informado pelo autor)

Melhoramento de milho, seleção para estresse abiótico (tolerância ao estresse hídrico e térmico, maior eficiência na utilização de nutrientes), seleção de genitores, desenvolvimento de híbridos, dialelos (capacidade de combinação de genitores). Marcadores moleculares no auxílio ao melhoramento de plantas. Adaptabilidade e estabilidade de sorgo sacarino e biomassa. Fitotecnia de sorgo sacarino e biomassa.

Fitotecnia/Genética e Melhoramento Vegetal

pablo.cabral@ifgoiano.edu.br