Fabiana Larissa Amaral da Costa

REFERÊNCIA: Costa, Fabiana Larissa Amaral da ADUBAÇÃO POTÁSSICA E FOSFATADA NA SUCESSÃO CÁRTAMO E SOJA [manuscrito] / Fabiana Larissa Amaral da Costa. – 2020. LII, 52 f.: il.

AUTOR: Fabiana Larissa Amaral da Costa

TÍTULO: ADUBAÇÃO POTÁSSICA E FOSFATADA NA SUCESSÃO CÁRTAMO E SOJA

ORIENTADOR: Prof. Dr. Claudio Hideo Martins da Costa, Co-orientador: Prof. Dr. Simério Carlos Silva Cruz, Co-orientadora: Profa. Dra. Luciana Celeste Carneiro

DATA DE APROVAÇÃO: 17/02/2020

 

Resumo:

A soja é uma espécie amplamente cultivada e é considerada de importância primária, porém, devido à exploração sucessiva do solo é preconizado o uso de práticas conservacionistas, principalmente no período de estiagem, neste contexto, a cultura de sucessão pode representar uma alternativa para o manejo sustentável destas áreas. Diante disto, objetivou-se avaliar o desempenho da cultura do cártamo sob doses de fósforo e potássio e o efeito residual sobre a cultura da soja. O experimento foi conduzido em duas etapas: O cártamo foi semeado em março de 2018 em um delineamento em blocos casualizados com esquema fatorial 4x4, com 4 repetições. Os tratamentos foram compostos por 3 doses de potássio (30, 60 e 120 kg ha-1 de K2O)+ tratamento controle o qual não houve adubação e 3 doses de fósforo (30, 60 e 120 kg ha-1 de P2O5)+ tratamento controle distribuídos superficialmente após a semeadura. Na safra verão foi semeada a soja com reaproveitamento de parcela. Foram avaliados os componentes biométricos: índice de clorofila falker; índice de área foliar; altura de plantas e da primeira ramificação/vagem; número de ramificações e diâmetro de haste. E variáveis produtivas: número de capítulos granados/ vagens, capítulos chochos e de grãos por capítulo/vagem; produtividade e teor de macronutrientes. O extrato etéreo, proteína bruta e matéria seca de raízes foram avaliados apenas na cultura do cártamo. Os dados foram submetidos a análise de variância e quando significativos à regressão a 5% de probabilidade. A altura foi influenciada em ambas culturas pelas doses aplicadas, havendo interação para o cártamo e efeito das doses de P para a soja. A produtividade das culturas não foram influenciadas pelas doses. A adubação potássica e fosfatada em sistemas de sucessão sobre solos com fertilidade construída não incrementaram a produtividade das culturas.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/217/o/Office_PDF.png

TEXTO COMPLETO

 

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10418

http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/10418