Histórico
HISTÓRICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/CAMPUS JATAÍ - PPGA
Em 19 de setembro de 2005 o Comitê Técnico Científico da CAPES (oficio n.º 428/2005/CTC/CAPES) recomendou o inicio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia nível Mestrado, atribuindo-lhe nota 3. Internamente na Universidade, o curso foi criado pela resolução 025/2005 do Conselho Universitário da UFG, sendo regulamentado pela Resolução CEPEC/UFG n.º 759, seguindo os termos da Resolução 572 CEPEC/UFG que estabelece o regulamento geral no âmbito da pós-graduação da UFG.
A proposta do curso foi feita com área de concentração em Produção Vegetal nível de Mestrado, e tem como objetivo, a capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais, para atender à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento tecnológico e regional da atividade agropecuária. O Programa destina-se a profissionais das áreas de Ciências Agrárias e afins, diplomados por Instituições nacionais reconhecidas ou em Instituições estrangeiras equivalentes. Possui três linhas de pesquisa: Fitotecnia, Solos e Nutrição de Plantas e Forragicultura e Pastagens.
Possui sede própria no Campus Jataí, tendo uma estrutura, que foi construída com recursos de projeto aprovado no FINEP, através de edital de infra-estrutura destinado aos novos Campi, em 2006. Essa estrutura é composta de um auditório, uma sala de aula, uma sala de coordenação, uma secretaria, sala de professor visitante, sala de estudos e computação e sala de reunião.
A primeira turma, que ingressou em 2006, defendeu as dissertações em 2008.