Claudia Adriana Görgen

REFERÊNCIA: Görgen, Claudia Adriana. Manejo do mofo branco da soja com palhada de Brachiaria ruziziensis e Trichoderma harzianum ‘1306’[manuscrito] / Claudia Adriana Görgen. - 2009.  Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2009.
AUTOR: Claudia Adriana Görgen
TÍTULO: MANEJO DO MOFO BRANCO DA SOJA COM PALHADA DE Brachiaria ruziziensis E Trichoderma harzianum ‘1306’
ORIENTADOR:  Prof. Dr. Américo Nunes da Silveira Neto, Co-orientadora: Prof. Dra. Luciana Celeste Carneiro, Co-orientador: Pesq. Dr. Murillo Lobo Junior
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
DATA DE APROVAÇÃO: 08/2009

O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito integrado dos métodos de controle cultural, pela semeadura de Brachiaria ruziziensis para formação de palha no Sistema Plantio Direto, e controle biológico com aplicação de Trichoderma harzianum ‘1306’, produto comercial Trichodermil®, na redução da densidade de inóculo e na incidência de Mofo branco. Realizado no município de Jataí, GO, em área comercial de soja naturalmente infestada por Sclerotinia sclerotiorum nas safras 2006/2007 e 2007/2008. Implantado em março de 2006 em faixas com parcelas de 630 m², na presença e ausência de B. ruziziensis e aplicações de T. harzianum ‘1306’ nas dosagens 0, 0.5, 1.0 e 1.5 L.ha-1 em uma ou duas épocas (março e outubro). O solo foi amostrado para quantificação de escleródios, em março para avaliação inicial do inóculo, em junho, e em setembro para avaliação de viabilidade de escleródios em meio BDA. Foram avaliados o número de escleródios, a viabilidade e o parasitismo de escleródios por Trichoderma spp e por outros microorganismos, o número de apotécios, a incidência da doença e os componentes de produção. A palhada de braquiária reduziu a viabilidade de escleródios e o número de apotécios, e ainda, nas doses de 0,5 e 1,0 L.ha-1 de T. harzianum ‘1306’ o parasitismo de escleródios foi superior. A incidência de Mofo Branco foi menor no efeito residual da presença de palhada de B. ruziziensis nas doses 0,5 e 1,0 L.ha-1 de T. harzianum ‘1306’. A produtividade de grãos de soja foi maior na dosagem de 0,5 L ha-1 de T. harzianum ‘1306’.