Geanderson Nascimento da Silva

REFERÊNCIA: Silva, Geanderson Nascimento da Atributos químicos do solo após aplicação superficial de calcário em sistema de integração lavoura-pecuária sob plantio direto no Cerrado [manuscrito] / Geanderson Nascimento da Silva. - 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2013.
AUTOR: Geanderson Nascimento da Silva
TÍTULO: ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO APÓS APLICAÇÃO SUPERFICIAL DE CALCÁRIO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA SOB PLANTIO DIRETO NO CERRADO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Edicarlos Damacena Souza, Co-orientadores: Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro, Dr. Helder Barbosa Paulino
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
DATA DE APROVAÇÃO: 08/05/2013

Em sistemas de integração lavoura-pecuária sob plantio direto a aplicação do calcário é feita em superfície, sendo possível que ocorra modificações na movimentação do calcário em profundidade em função do pastejo. Esse trabalho foi conduzido objetivando avaliar atributos químicos relacionados a acidez do solo após aplicação superficial de calcário em sistema de integração lavoura-pecuária sob plantio direto, submetido a intensidades de pastejo no Cerrado. O estudo foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Goiás/Campus de Jataí, em um Latossolo Vermelho distroférrico. Os tratamentos consistiram de diferentes alturas de manejo da pastagem: 25, 35 e 45 cm e área sem pastejo,disposto em delineamento em blocos ao acaso. Foram aplicados 2,4 Mg ha-1 calcário com PRNT de 80%, em superfície do solo, após a colheita da cultura da soja (março 2012). Amostras de solo foram coletadas nas profundidades de: 0-2,5; 2,5-5,0; 5,0-7,5; 7,5-10,0; 10,0-15,0; 15,0-20,0 e 20,0-30,0 cm para avaliação dos atributos químicos antes da calagem, sete meses (final do ciclo de pastejo 2012) e 12 meses (final do ciclo da soja 2013) após a calagem. Houve maior correção da acidez do solo no sistema integração lavoura-pecuária comparado área sem pastejo numa mesma época de avaliação, principalmente quando decorridos 12 meses da realização da calagem. Nas diferentes épocas de avaliações a integração lavoura-pecuária melhorou as propriedades químicas do solo na primeira camada de solo, e as condições de acidez do solo pioraram em profundidade em todas as áreas, exceto na menor intensidade de pastejo.