Ariadna Mendes da Abadia

REFERÊNCIA: Mendes da Abadia, Ariadna Doses de Fósforo e Taxas de Lotação no Estabelecimento e Valor Nutritivo da Pastagem Consorciada de Capim-xaraés com Estilosantes Mineirão [manuscrito] / Ariadna Mndes da Abadia. - 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Agrárias, Jataí, Programa de Pós Graduação em Agronomia, Jataí, 2014.
AUTOR: Ariadna Mendes da Abadia
TÍTULO: DOSES DE FÓSFORO E TAXAS DE LOTAÇÃO NO ESTABELECIMENTO E VALOR NUTRITIVO DA PASTAGEM CONSORCIADA DE CAPIM-XARAÉS COM ESTILOSANTES MINEIRÃO
ORIENTADOR: Profa. Dra. Vera Lúcia Banys
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: FITOTECNIA
DATA DE APROVAÇÃO: 30/05/2014

As alterações macroeconômicas ocorridas no cenário agropecuário moderno exigem que os produtores promovam a intensificação da produção em busca de maior produtividade e atendimento as questões ecológicas que visam à discutida sustentabilidade. Assim, a cadeia pecuária brasileira necessita de constante atualização a fim de se adequar às exigências de mercado. A produção a pasto ainda é a técnica mais utilizada, viável e barata, no entanto, se faz necessário a utilização de tecnologias para diminuir a degradação das pastagens e a estacionalidade na produção de forrageiras e, principalmente, na perda do valor nutritivo. A introdução de pastagens consorciadas vem, nesse contexto, como uma alternativa para aumentar a produção forrageira e ainda melhorar sua qualidade. Com isso, objetivou-se determinar a produção de massa seca, a dinâmica de perfilhamento e a composição químico-bromatológica do pasto de capim-xaraés consorciado com estilosantes Mineirão. O experimento foi conduzido na Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, em delineamento em blocos casualizados com três repetições, num fatorial 5 X 2 (5 doses de P: 0, 25, 50, 100 e 200 kg/ha e 2 lotações: 3 e 5 UA/ha). As avaliações foram realizadas no pré e no pós-pastejo. Os dados foram analisados por intermédio do programa SAS versão 9.3 a 5% de probabilidade. Concluiu-se que o P presente no solo foi suficiente para suprir a necessidade das espécies em consórcio, que as doses de fósforo não influenciaram a composição da forragem produzida e que a menor taxa de lotação proporcionou menor decapitação de meristemas e mortalidade dos perfilhos.