Josimar Morais de Souza

REFERÊNCIA: Souza, Josimar Morais de Souza. DIVERSIDADE GENÉTICA EM ACESSOS DE Anacardium humile St. Hill USANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES [manuscrito] / Josimar Morais de Souza Souza. - 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Jataí, 2014.
AUTOR: Josimar Morais de Souza
TÍTULO: DIVERSIDADE GENÉTICA EM ACESSOS DE Anacardium humile St. Hill USANDO MARCADORES MICROSSATÉLITES
ORIENTADOR: Prof. Dr. Edésio Fialho dos Reis, Co-orientadora: Prof. Dra. Mariana Pires de Campos Telles
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: FITOTECNIA
DATA DE APROVAÇÃO: 03/10/2014

O cajuzinho do cerrado (Anacardium humile St. Hill) é uma espécie subarbustiva de ampla distribuição no Cerrado que está sujeita aos efeitos deletérios da fragmentação deste bioma. Neste trabalho, foram estudados 333 genótipos de 14 populações preservados na Coleção de germoplasma da UFG Regional Jataí com base em nove locos microssatélites, com o objetivo de analisar a diversidade e estrutura populacional e testar as causas da diferenciação das populações. Anacardium humile A. St. Hil possui alta diversidade genética em todas as populações com 185 alelos encontrados, uma média de 20,55 alelos por loco. As populações apresentaram uma média geral de 85,3 alelos por população revelando um elevado conteúdo informativo associado aos marcadores microssatélites. Os valores médios de heterozigosidade esperada (He) e observada (Ho) encontrados para os locos foram de 0,876 e 0,656 respectivamente. O coeficiente de endogamia dentro das populações variou de -0,016 a 0,310, com uma média de 0,169, indicando que as frequências alélicas não estão seguindo as proporções esperadas para o equilíbrio de Hardy-Weinberg. A análise da estruturação genética a partir do dendograma gerado pela matriz de distância genética permitiu a formação de 7 grupos, evidenciando a divergência genética dos genótipos. A divergência genética entre populações foi relativamente baixa (9,6%). Os valores de fluxo gênico encontrados indicam que a estrutura metapopulacional de A. humile St. Hill ainda não está comprometida. A correlação entre a matriz de distância genética com a matriz de distância geográfica e se mostrou ineficiente para a divergência encontrada entre as populações.