Guilherme Felisberto

REFERÊNCIA: Felisberto, Guilherme Adubação nitrogenada na cultura do milho em sucessão a plantas de cobertura no Sudoeste Goiano [manuscrito] / Guilherme Felisberto. - 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí , Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Jataí, 2015.
AUTOR: Guilherme Felisberto
TÍTULO: ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO MILHO EM SUCESSÃO A PLANTAS DE COBERTURA NO SUDOESTE GOIANO
ORIENTADOR: Prof. Dr. Leandro Flávio Carneiro, Coorientadores: Prof. Dr. Flávio Hiroshi Kaneko, Prof. Dr. Paulo César Timossi
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
LINHA DE PESQUISA: SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
DATA DE APROVAÇÃO: 29/07/2015

Trabalhos têm evidenciado a possibilidade de redução da adubação nitrogenada na cultura do milho sob sistema de plantio direto em sucessão a plantas de cobertura. Nesse contexto, visando gerar informações sobre o tema objetivou-se com o presente trabalho avaliar a adubação nitrogenada na cultura do milho cultivada em sucessão a plantas de cobertura no sudoeste goiano. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, sob o delineamento de blocos casualizados com 4 repetições em esquema de parcelas subdivididas. Os tratamentos alocados nas parcelas foram 10 plantas de cobertura (Cajanus cajan, Canavalia ensiformis, Crambe abyssinica, Crotalaria juncea, Crotalaria ochroleuca, Crotalaria spectabilis, Mucuna aterrima, Pennisetum glaucum, Raphanus sativus e Urochloa ruziziensis), cultivadas em antecessão à cultura do milho. Os tratamentos alocados nas subparcelas foram 4 doses de N (0, 50, 100 e 150 kg ha-1 de N) aplicadas no estádio de desenvolvimento V5 da cultura, totalizando 40 tratamentos. Plantas de cobertura não reduziram o estande inicial e não influenciaram os teores de clorofila, teores de N foliar e componentes de produção da cultura do milho. Em sistema de plantio direto a adubação nitrogenada exerceu pouco ou nenhum efeito nos componentes morfoagronômicos e componentes de produção da cultura do milho. Milho cultivado em sucessão a Urochloa ruziziensis e ao Crambe abyssinica apresentou menores produtividades. A adubação nitrogenada em sistema de plantio direto promoveu incrementos na produtividade da cultura do milho.