Bruna Vilela Carvalho

AUTOR: Bruna Vilela Carvalho
TÍTULO: EFEITO RESIDUAL DO GESSO E ADUBAÇÃO FOSFATADA NAS CULTURAS DA BRAQUIÁRIA E DA SOJA
ORIENTADOR: Prof. Dr. Simério Carlos Silva Cruz
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
DATA DE APROVAÇÃO: 02/08/2017

O gênero Brachiaria tem papel importante, pela utilização de solos de baixa fertilidade, mas que viabilizaram a pecuária de corte na região dos Cerrados. Com o uso desses solos fracos, deu início à alternativas de manejo mais eficientes. Dentre as limitações em solos de Cerrado, destaca-se o elevado teor de Al3+ trocável ao longo do perfil, e o uso da calagem eleva o pH com consequente neutralização do alumínio tóxico. Mas o calcário possui mobilidade limitada no solo restringindo o crescimento radicular às camadas superficiais, logo o gesso agrícola tem favorecido a neutralização do Al em subsuperfície além de fornecer Ca e S em maiores profundidades. Assim, objetivou-se com essa pesquisa avaliar o efeito residual do gesso associado à adubação fosfatada, no desenvolvimento das culturas da braquiária e da soja cultivadas em sucessão. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5 x 3, com 4 repetições. O primeiro fator correspondeu as doses de gesso (0, 1, 2, 4 e 8 Mg ha-1) e o segundo fator correspondeu as doses de fósforo (0, 40 e 80 kg ha-1 de P2O5). O uso do gesso agrícola proporciona melhorias na qualidade da forragem por proporcionar redução do teor de matéria seca e elevação do teor de matéria mineral, sendo este último associado com a dose de 80 kg ha-1 de P2O5. Na ausência da adubação fosfatada o gesso reduz a produtividade de massa de plantas secas. O uso do gesso agrícola proporciona elevação nos teores foliares de Ca, S e N em plantas de soja e reduz K e Mg. As alterações na nutrição da soja proporcionada pela utilização do gesso, não foram suficientes para interferir na produtividade de grãos. A ausência de adubação fosfatada por duas safras consecutivas, em solo com teor de P classificado como adequado, proporciona redução na produtividade de soja.