Vanessa Caetano de Castro Passos

AUTOR: Vanessa Caetano de Castro Passosl
TÍTULO: USO DO PROTETOR DE SEMENTES DIETHOLATE EM GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS
ORIENTADOR: Prof. Dr. Sidnei Roberto de Marchi, Co-orientadora: Profª. Drª. Carla Gomes Machado
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO VEGETAL
DATA DE APROVAÇÃO: 28/04/2017

O controle de plantas daninhas de folhas estreitas ainda hoje é um grande desafio para os pecuaristas, principalmente porque ainda não existem herbicidas para controlar plantas daninhas do tipo gramíneas em pastagem. Uma possível solução para esse problema seria renovar a pastagem e utilizar algum produto que proporcione proteção contra a ação de herbicidas graminicidas no momento da semeadura das forrageiras, denominados de “safeners”. Com isso, objetivou-se com esse trabalho avaliar a possibilidade de uso do protetor dietholate no tratamento de sementes nas espécies Brachiaria brizantha (Hochst.) Stapf., Brachiaria humidicola (Rendle.) Schweickerdt, Brachiaria ruziziensis (R. Germ & Evrard), Panicum maximum Jacq cv. Mombaça e Panicum maximum Jacq cv. Massai. Foram conduzidos dois experimentos, sendo o primeiro realizado no Laboratório de Sementes da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, avaliando o efeito do protetor dietholate nos parâmetros de germinação de sementes das espécies avaliadas. E o segundo experimento foi conduzido no município de Barra do Garças, na fazenda experimental da Universidade Federal do Mato Grosso, em que se avaliou o uso do dietholate como protetor do herbicida Clomazone. O dietholate proporcionou efeito protetor em doses até 1200 mL de dietholate 100 kg-1 de sementes para as espécies Brachiaria brizantha cv. Marandú, Brachiaria humidicola e Brachiaria ruziziensis. Porém, doses acima de 800 mL de dietholate 100 kg sementes-1 afetaram os parâmetros de germinação de sementes das espécies Panicum maximum cv. Mombaça e Panicum maximum cv Massai. Embora tenha sido observada proteção às sementes, as doses utilizadas de dietholate foram insuficientes para previnir os efeitos deletérios do herbicida clomazone.