Ingrid Maressa Hungria de Lima e Silva
REFERÊNCIA: Silva, Ingrid Maressa Hungria de Lima MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CÁRTAMO COM ÊNFASE EM TESTES BIOQUÍMICOS [manuscrito] / Ingrid Maressa Hungria de Lima e Silva. – 2019. LXXVIII, 78 f.: il.
AUTOR: Ingrid Maressa Hungria de Lima e Silva
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CÁRTAMO COM ÊNFASE EM TESTES BIOQUÍMICOS
ORIENTADOR: Profa. Dra. Carla Gomes Machado, Co-orientadora: Profa. Dra. Luciana Celeste Carneiro, Co-orientador: Prof. Dr. Givanildo Zildo da Silva
DATA DE APROVAÇÃO: 18/07/2019
Resumo:
O cártamo tem se destacado atualmente pelo potencial para exploração, e a qualidade da semente é primordial para implantação da cultura. Dentre os testes empregados para a avaliação do vigor de sementes, estão inseridos os relacionados à liberação de íons durante a embebição das sementes. Assim, objetivou-se estabelecer metodologia para o teste de condutividade elétrica e de lixiviação de potássio e cálcio, para avaliação do vigor de lotes de sementes de cártamo. Inicialmente estabeleceu-se a curva de embebição das sementes, e posteriormente, 12 lotes de sementes foram caracterizados quanto às propriedades físicas e potencial fisiológico em delineamento inteiramente casualizado. Para condutividade elétrica, efetuou-se o experimento em três etapas com esquema fatorial: na primeira avaliou-se os períodos de embebição (2, 4, 6, 8 e 16 h); na segunda avaliou-se o volume (50, 100, 150 e 200 mL); e na terceira etapa avaliou-se a quantidade de sementes (25 e 50). Nos testes de lixiviação de K e Ca, procedeu-se em duas etapas com esquema fatorial: avaliou-se na primeira os volumes (50, 75, 125 e 150 mL), e na segunda, avaliou-se períodos de embebição (30, 60, 90, 120, 150 e 180 min). Em ambos os testes, por não haver controle local, optou-se pelo delineamento de blocos casualizados. Os dados da curva de embebição foram submetidos à análise de regressão calculada e os dados dos testes de vigor foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo método de Scott-Knott. O teste de condutividade elétrica utilizando 25 sementes embebidas em 50 mL de água no período de 6 horas, e a lixiviação de potássio e cálcio realizada por 30 minutos em 50 mL de água são promissores para a diferenciação de lotes de sementes de cártamo.