Thiago Pinheiro de Oliveira

REFERÊNCIA: Oliveira, Thiago Pinheiro de ANTECIPAÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA PARA A CULTURA DO MILHO UTILIZANDO A BRAQUIÁRIA COMO PLANTA DE COBERTURA [manuscrito] / Thiago Pinheiro de Oliveira. – 2020. X, 35 f.

AUTOR: Thiago Pinheiro de Oliveira

TÍTULO: ANTECIPAÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA PARA A CULTURA DO MILHO UTILIZANDO A BRAQUIÁRIA COMO PLANTA DE COBERTURA ORIENTADOR: Prof. Dr. Simério Carlos Silva Cruz, Co-orientador: Prof. Dr. Claudio Hideo Martins da Costa

DATA DE APROVAÇÃO: 28/02/2020

 

Resumo:

A antecipação da aplicação de nitrogênio em sistemas de cultivo, utilizando plantas de cobertura, para evitar as perdas do nutriente no perfil do solo, bem como aumentar a matéria seca produzida pela planta de cobertura, apresenta-se como uma alternativa para melhorar a eficiência de uso desse nutriente. O manejo do nitrogênio é de grande importância para o sistema braquiária-milho, onde tradicionalmente, aplica-se o N no plantio e em cobertura na cultura principal (milho). Objetivou-se com este trabalho, avaliar a eficiência da antecipação da adubação nitrogenada para a cultura do milho, utilizando a braquiária como cultura antecessora. O experimento foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Goiás, em Jataí – GO, com histórico de plantio em sucessão soja-milho/sorgo nos últimos 20 anos, e destaque para o teor de Matéria Orgânica do solo que é de 39,5 g kg-1 . O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2+1, com 4 repetições. O primeiro fator correspondeu a cinco doses de nitrogênio: 0; 50; 100; 150 e 200 kg ha-1 , utilizando como fonte de N a ureia convencional. O segundo fator foi representado pelas épocas de aplicação dessas doses de nitrogênio na cultura da braquiária cultivada como planta de cobertura, sendo a época 1: aplicação do nitrogênio 90 dias pré semeadura do milho e época 2: aplicação do nitrogênio 60 présemeadura do milho e um tratamento adicional com adubação nitrogenada convencional, representada por 150 kg ha-1 de nitrogênio, de forma não antecipada, aplicada na cultura do milho, dividida em adubação de plantio e cobertura. Foram avaliadas na braquiária, 5 dias antes da dessecação, as seguintes variáveis: matéria seca, nitrogênio nas folhas e índice de vegetação normalizada. No milho, foram avaliados: índice de vegetação normalizada, diâmetro de colmo, atividade da enzima nitrato redutase, clorofila e nitrogênio nas folhas, altura de plantas e da inserção da espiga, componentes da produção e produtividade de grãos. Com exceção a dose de 200 kg ha-1 de N aplicada 90 dias antes da semeadura do milho, a antecipação da adubação nitrogenada para esta cultura, utilizando a braquiária como planta de cobertura, se mostrou tão eficiente quando a adubação convencional.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/217/o/Office_PDF.png

TEXTO COMPLETO

 

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10465

http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/10465