Hélida Fernandes Leão

AUTOR: Hélida Fernandes Leão
TÍTULO: COMPOSIÇÃO BROMATOLOGICA, FRAÇÕES PROTEÍCAS E DIGESTIBILIDADE DE CULTIVARES DE MILHETO SUBMETIDOS A TRÊS ALTURAS DE CORTE
ORIENTADOR: Prof. Dr. Fernando José dos Santos Dias Co-Orientadora: Profa. Dra. Kátia Aparecida de Pinho Cost,a
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Não informada
LINHA DE PESQUISA: Não informada
DATA DE APROVAÇÃO: 31/08/2011

Objetivou-se avaliar as características produtivas e bromatológicas de três genótipos de milheto submetidos a três alturas de corte e à quatro cortes sucessivos. O experimento foi conduzido no Campus da Faculdade de Agronomia da Fesurv - Universidade de Rio Verde, localizada na fazenda Fontes do Saber, no município de Rio Verde (Go). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial 3 x 3, sendo três genótipos de milheto (ADR 500, LAB 1542 e LAB 1838) e três alturas média de cortes (60; 80 e 100 cm). As avaliações foram realizadas durante quatro meses, consistindo de avaliações por cortes nas mesmas parcelas. O ADR 500 é uma variedade comercial e os genótipos LAB 1542 e 1838 são híbridos experimentais. Os resultados demonstraram que os genótipos de milheto representam uma boa alternativa para pastejo. Esses materiais se equivaleram em relação à produção de massa seca e composição bromatológica. A qualidade da forragem é afetada pelo manejo da altura de corte, sendo assim recomenda-se que os genótipos de milheto sejam manejados nas alturas de 60 e 80 cm, para associar produção e qualidade da forragem. E ainda aumento das idades de corte diminui o teor de PB. Os cortes sucessivos afetaram de modo diferenciado os genótipos de milheto das frações protéicas. Por se tratar de materiais geneticamente melhorados os genótipos de milheto proporcionaram elevadas degradabilidade.