Rafaela Alves Fernandes

REFERÊNCIA: Fernandes, Rafaela Alves. F363i Impacto de usos de um latossolo vermelho de cerrado sobre a diversidade de fungos micorrízicos arbusculares [manuscrito] / Rafaela Alves Fernandes. – 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, 2009.
AUTOR: Rafaela Alves Fernandes
TÍTULO: IMPACTO DE USOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO DE CERRADO SOBRE A DIVERSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES
ORIENTADOR:  Prof. Dr. Marco Aurélio Carbone Carneiro
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
DATA DE APROVAÇÃO: 17/08/2009

O presente trabalho objetivou avaliar a diversidade de fungos micorrizícos arbusculares (FMAs) em diferentes sistemas de manejo e uso do solo, em um Latossolo Vermelho distroférrico de Cerrado, localizado, na fazenda experimental da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Jataí. Foram coletadas 10 amostras simples em cada um dos 4 sistemas de manejo e uso (cafezal, plantio direto, pastagem e Cerrado nativo). As coletas foram realizadas em set/2007 e em mar/2008. Parte do solo retirado de campo foi cultivado em casa de vegetação com Brachiaria brizantha, visando recuperação de espécies que não puderam ser encontradas in situ. Foram realizadas análises químicas de solo, extração, contagem e identificação das espécies de FMAs, através dos esporos e colonização radicular das amostras coletadas em campo. Foram recuperadas um total de 42 espécies, sendo 18 Acaulospora, 10 Scutellospora, 07 Glomus, 06 Gigaspora e 01 Paraglomus. De todas as espécies encontradas, 10 não puderam ser identificadas, o que pode ser um indicativo de potenciais novas espécies. Foram recuperados um maior número de espécies no período seco, em comparação ao período chuvoso. Não houve diferença entre as amostras coletadas em campo e as cultivadas em casa de vegetação, considerando número de espécies e densidade de esporos. As espécies Gi. decipiens e Gi. margarita foram encontradas em todas os sistemas, independentemente do período de coleta. A área de café apresentou menor diversidade de espécies, enquanto que os sistemas de plantio direto e pastagem foram as que apresentaram maior diversidade, demonstrada pelo índice de Shannon-Weiner. Podemos dizer, então que, quanto maior a intensidade de uso do solo, menor será a diversidade de FMAs, podendo influenciar no comportamento das espécies vegetais, presentes no sistema.