Edésio Fialho dos Reis

Boneco

Foto

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Genética e Melhoramento (1995) e doutorado em Genética e Melhoramento (2000) pela Universidade Federal de Viçosa. Foi diretor do Campus da Universidade Federal de Goiás em Jataí de 2003 a 2007 e membro do conselho universitário da UFG no mesmo período como representante do Campus Jataí. É líder do grupo de pesquisas Caracterização morfológica, fisiológica e genética de plantas de interesse econômico no cerrado. Coordenou o programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Agronomia do Campus Jataí no biênio 2009-2011 e 2013-2015. É professor Associado IV atuando no ensino e pesquisa na área de Genética e Melhoramento Vegetal e Experimentação Agronômica na Regional Jataí/UFG. Orienta no programa de pós-graduação em Agronomia/Produção Vegetal da Regional Jataí/UFG, no programa de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia/UFG e no programa de iniciação científica da UFG/CNPq. Coordena projetos financiados por órgãos de fomento na área de genética e melhoramento de plantas nativas do cerrado, melhoramento genético do milho e melhoramento de pimenta. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade genética, melhoramento de milho, pré-melhoramento, seleção e parâmetros genéticos. (Texto informado pelo autor)

Melhoramento de milho (foco em seleção recorrente em materiais com introgressão de germoplasma exótico; melhoramento de populações; avaliação de linhagens; seleção para tolerância a doença; avaliação de material para estresse hídrico; avaliação e seleção de material destinado à produção de milho verde) e diversidade genética e adequação de técnicas de manejo e cultivo de cajuzinho do cerrado e gabiroba.

Fitotecnia/Genética e Melhoramento Vegetal

edesioreis@ufj.edu.br