Andrey de Oliveira Costa

REFERÊNCIA: Costa, Andrey de Oliveira ESTABELECIMENTO DE SISTEMAS DE REGENERAÇÃO IN VITRO DE FLAMBOYANT [Delonix regia (Bojer ex Hook) Raf.] [manuscrito] / Andrey de Oliveira Costa. – 2019. 8, 82 f.: il.

AUTOR: Andrey de Oliveira Costa

TÍTULO: ESTABELECIMENTO DE SISTEMAS DE REGENERAÇÃO IN VITRO DE FLAMBOYANT [Delonix regia (Bojer ex Hook) Raf.]

ORIENTADOR: Prof. Dr. Diego Ismael Rocha, Co-orientador: Prof. Dr. Antônio Paulino da Costa Netto, Co-orientadora: Profa. Dra. Danielle Fabíola Pereira da Silva

DATA DE APROVAÇÃO: 05/04/2019

 

Resumo:

Protocolos de embriogênese somática e organogênese in vitro têm sido estabelecidos para diversas espécies lenhosas a fim de possibilitar a propagação e entender os processos morfofisiológicos das mesmas. Delonix regia (Bojer ex Hook) Raf, popularmente conhecida como flamboyant, é uma espécie arbórea da família Fabaceae utilizada na arborização e paisagismo urbano. O presente trabalho objetivou estabelecer sistemas de regeneração para D. regia e investigar os aspectos morfofisiológicos envolvidos nesses processos. Foram conduzidos experimentos com duas fontes de explantes: ápices caulinares e cotilédones cultivados em meio Murashige e Skoog (MS) suplementado com diferentes concentrações de 6- benziladenina (BA), para a indução de multibrotações e organogênese in vitro, respetivamente. Ao final do experimento observou-se que a concentração de 2 mg.L - 1 de BA induziu a maior porcentagem de respostas morfogenéticas, Além disso usouse cinetina (KIN) ou BA em cotilédones a fim de comparar a responsividade das mesmas, com as melhores respostas sendo obtida também com 2 mg.L-1 de 6- benziladenina (BA). Afim de avaliar o potencial de segmentos cotiledonares em induzir respostas morfogenéticas avaliou-se, também, caracteres bioquímicos, anatômicos e fisiológicos de embriões zigóticos imaturos (EZI), cotilédones maduros (CM) e de cotilédones derivados de plântulas (CP), quando cultivados em meio MS com alta razão de auxina / citocinina. Os cotilédones apresentaram respostas morfogenéticas diferentes após o período de indução. EZI e CP induziram a formação de calos embriogênicos, CM não apresentaram nenhuma resposta morfogenética. Alterações estruturais, e a dinâmica de mobilização de reservas dos diferentes explantes avaliados foram caracterizadas. Apesar de vitroplantas não terem sido obtidas ao final, acredita-se que o estudo poderá contribuir para o estabelecimento de sistemas de regeneração e micropropagação de espécies de leguminosas lenhosas.  

 Ícone PDF

TEXTO COMPLETO

 

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9574

http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/9574