Raissa Macedo Assis

REFERÊNCIA: Assis, Raissa Macedo DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CANOLA EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA EM JATAÍ-GO [manuscrito] / Raissa Macedo Assis. – 2019. ix, 41 f.: il.

AUTOR: Raissa Macedo Assis

TÍTULO: DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CANOLA EM TRÊS ÉPOCAS DE SEMEADURA EM JATAÍ-GO

ORIENTADOR: Profa. Dra. Carla Gomes Machado, Co-orientador: Prof. Dr. Simério Carlos Silva Cruz, Co-orientadora: Profa. Dra. Luciana Celeste Carneiro

DATA DE APROVAÇÃO: 22/03/2019

 

Resumo:

Objetivou-se com esse trabalho avaliar o desempenho de cinco híbridos de canola, em três épocas de semeadura em Jataí-GO e método alternativo de semeadura em área experimental. Foram conduzidos dois experimentos na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. No primeiro experimento, foram utilizados os híbridos Hyola 50, Hyola 61, Hyola 433, Hyola 571CL e Hyola 575CL em três épocas de semeadura. Foram avaliadas: emergência de plântulas, populações inicial e final, florescimento, maturação, altura, índice de sobrevivência de plantas, produtividade e soma térmica. Foram efetuadas as análises de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade. Nas condições edafoclimáticas da região no ano de 2017, o melhor desempenho agronômico foi na primeira época de semeadura com os híbridos Hyola 433 e Hyola 575CL e na segunda com o Hyola 571CL. No segundo experimento, para avaliar método alternativo de semeadura, foi realizada a caracterização inicial das sementes. Após, foram submetidas a quatro métodos de semeadura (sem fita, sementes dispostas na fita posicionada para baixo, lateralmente e para cima). Foram avaliadas: emergência, índice de velocidade e primeira contagem de emergência de plântulas em areia. Foram realizadas as análises de variância e as médias de cada tratamento foram comparadas com a testemunha pelo teste de Dunnett a 5%. Para verificar o efeito da posição da fita adesiva, foi aplicado o teste de Tukey a 5%. A influência do uso da fita adesiva como método alternativo para a semeadura depende do híbrido avaliado. O uso da fita adesiva não interfere na emergência de plântulas dos híbridos Hyola 50, Hyola 61, Hyola 433 e Hyola 575CL. De modo geral, deve-se evitar a fita posicionada para baixo.

 https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/217/o/Office_PDF.png

TEXTO COMPLETO