Pedro Henrique Magalhaes de Souza

REFERÊNCIA: Magalhaes de Souza, Pedro Henrique CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE FRUTO, ENDOCARPO, SEMENTES E PLÂNTULAS E SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE CAJÁ-MANGA [manuscrito] / Pedro Henrique Magalhaes de Souza. – 2020. 54 f.

AUTOR: Pedro Henrique Magalhaes de Souza

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DE FRUTO, ENDOCARPO, SEMENTES E PLÂNTULAS E SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE CAJÁ-MANGA ORIENTADOR: Profa. Dra. Danielle Fabíola Pereira da Silva, Co-orientador: Givanildo Zildo da Silva, Co-orientador: Diego Ismael Rocha

DATA DE APROVAÇÃO: 16/07/2020

 

Resumo:

Objetivou-se com este trabalho realizar a caracterização morfométricas dos frutos, endocarpos, sementes e plântulas e verificar métodos para a superação da dormência de sementes de cajá-manga (Spondias dulcis Parkinson) mediante a condução de três experimentos: no primeiro experimento avaliou os aspectos morfométricos do fruto, endocarpo, sementes verdadeiras e plântulas. No segundo experimento, caracterizou a qualidade dos frutos de cajámanga, através de características físicas e químicas. No terceiro experimento avaliou a influência dos métodos para a superação da dormência, aplicando os seguintes tratamentos: testemunha, escarificados na porção distal, escarificados na porção distal seguidos de embebição em: água, solução de GA3 e citocinina. Os experimentos foram conduzidos na Universidade Federal de Jataí. Os frutos foram obtidos de plantas matrizes de S. dulcis, no município de Jataí-GO. O primeiro e segundo experimento foi conduzido em delineamento inteiramente causalizado, e terceiro o experimento foi conduzido em blocos casualizados, os dados coletados foram submetidos ao teste de normalidade e homogeneidade dos erros, e posteriormente ao teste F da análise de variância. As médias foram agrupadas pelo método de Scott-Knott, adotando-se o nível de 1% de probabilidade de erro. Os frutos originários da matriz 5, são frutos maiores, mais largos e mais alongados, característica essa importante para serem utilizados pela indústria e na aceitação desses frutos pelo mercado consumidor. Os frutos colhidos em Jataí-GO indicam que podem ser consumidos in natura e também para a industrialização. O uso de ácido giberélico associado com citocinina por 12 h com dose 350 mgL-1 se destacou para a superação de dormência de sementes de cajá-manga.

TEXTO COMPLETO

 

https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10871

http://bdtd.ufj.edu.br:8080/handle/tede/10871