Francielly Rodrigues Gomes
REFERÊNCIA: Gomes, Francielly Rodrigues QUALIDADE DE FRUTOS DE MARACUJAZEIROS SOB EFEITO DO VÍRUS DO ENDURECIMENTO DOS FRUTOS [manuscrito] / Francielly Rodrigues Gomes. – 2020. LVI, 56 f.
AUTOR: Francielly Rodrigues Gomes
TÍTULO: QUALIDADE DE FRUTOS DE MARACUJAZEIROS SOB EFEITO DO VÍRUS DO ENDURECIMENTO DOS FRUTOS
ORIENTADOR: Profa. Dra. Danielle Fabíola Pereira da Silva, Co-orientador: Dr. Darly Geraldo de Sena-Junior, Co-orientador: Dr. Marcelo Marques Costa
DATA DE APROVAÇÃO: 15/02/2020
Resumo:
Com o avanço das fronteiras agrícolas no Brasil é comum ocorrer a convivência de pomares de maracujazeiro com outras culturas que atuam como hospedeiras de vetores de doenças. O presente trabalho foi conduzido objetivando relatar a introdução do vírus do endurecimento dos frutos (Cowpea aphid-borne mosaic virus – CABMV) em Jataí – GO, bem como descrever a sintomatologia em folhas e frutos, além disso, avaliar a qualidade de frutos de maracujazeiro sob a ausência e presença do vírus. Foi apresentado um relato do vírus do endurecimento dos frutos em Jataí, detalhando o ocorrido e apresentando os principais sintomas. Para avaliar a influência do vírus do endurecimento na qualidade de frutos realizou-se as análises das características físicas e químicas de frutos e polpa de um genótipo de maracujazeiro-azedo e de uma cultivar comercial de maracujazeiro-azedo (FB 200). Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com cinco repetições. Os frutos foram colhidos em duas safras, uma sem a incidência do vírus e outra com o vírus, e avaliados quanto às características físicas e químicas dos frutos. Os resultados foram submetidos a análise de variância e de correlação. A análise sorológica confirmou que 100% das plantas estavam infectadas pelo CABMV. O vírus do endurecimento afetou a qualidade de frutos de maracujazeiros.