Gabriela Fernandes Gama

REFERÊNCIA: Gama, Gabriela Fernandes VIABILIDADE DE SEMENTES E MOBILIZAÇÃO DE RESERVAS NA GERMINAÇÃO DE CÁRTAMO [manuscrito] / Gabriela Fernandes Gama. – 2020. 55 f.: il.

AUTOR: Gabriela Fernandes Gama

TÍTULO: VIABILIDADE DE SEMENTES E MOBILIZAÇÃO DE RESERVAS NA GERMINAÇÃO DE CÁRTAMO

ORIENTADOR: Prof. Dr. Givanildo Zildo da Silva, Co-orientadora: Profa. Dra. Carla Gomes Machado, Co-orientador: Prof. Dr. Diego Ismael Rocha

DATA DE APROVAÇÃO: 24/07/2020

 

Resumo:

O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma espécie que possui potencial para inclusão nos sistemas de cultivo do Brasil, entrando como opção para a rotação de culturas, fazendo dele uma alternativa para um sistema bem consolidado que é a sucessão soja e milho. E a qualidade da semente é um dos fatores primordiais na implantação da cultura, sendo importante estuda-la e avalia-la. Dessa forma, objetivou-se avaliar a mobilização de reservas durante a germinação de sementes de cártamo até o estabelecimento da plântula e avaliar as sementes desta espécie através de análise de raios X e determinação da metodologia do teste de tetrazólio. Para mobilização de reservas e análises em raios X foi utilizado 1 lote de sementes de cártamo e para o teste de tetrazólio foram utilizados 12 lotes. Na mobilização de reserva foram realizadas análises bioquímicas (determinação de carboidrato, proteína, lipídeo e clorofila) e anatômica, sendo ambas avaliadas em cinco períodos de germinação (12h, 3, 5, 8, 15 e 22 dias após a semeadura). Este lote ainda foi caracterizado quanto a viabilidade das sementes, através das imagens em raios X. Para a determinação de metodologia para o teste de tetrazólio, foram realizadas três etapas (pré-condicionamento, coloração e determinação de níveis de vigor dos lotes de sementes). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado. Os dados referentes aos períodos durante a mobilização de reservas foram submetidos à análise de regressão. Para tetrazólio, os dados foram submetidos à análise de variância a 5 e 1% de probabilidade pelo teste F, sendo os tratamentos agrupados pelo método de Scott-Knott. A principal fonte de reserva do cártamo é lipídeos, seguida de carboidratos e proteínas, tendo redução de 37% para lipídeos, 3% para carboidratos e 0,5% para proteínas, durante o processo de germinação e desenvolvimento da plântula. Para condução do teste de tetrazólio recomenda-se o pré-condicionamento das sementes por 4 horas, em papel à 25 °C e coloração por 1 hora, com concentração de 1% para a solução, à 30 °C. Sendo este eficiente na avaliação da qualidade das sementes de cártamo bem como as análises em raios X.

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/217/o/Office_PDF.png

TEXTO COMPLETO

(Embargado pelo autor)